segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O caminho mais excelente...


            Nunca tinha parado pra pensar, mas quantas e quantas vezes falamos em ser como Jesus e no fundo não sabemos o que isso realmente significa? A Bíblia é o manual mais completo que vai sempre existir. Ela nos apresenta muitos ensinamentos para serem aprendidos e praticados diariamente. No entanto, como responder, de forma clara e objetiva, a pergunta: O que é ser como Jesus?
            Acredito que “amar” seja uma boa resposta. Se eu quero algo prático para focar, no meu dia-a-dia, em como ser semelhante a Cristo, uma boa opção é colocando 1 Co. 13 em prática. Quem conhece esse capítulo sabe que ele não é brincadeira não... Paulo estava falando seriíssimo quando o escreveu. Ele fala que o Amor é se dar, se entregar, se render, renunciar... O amor realmente é lindo, mas não é nada fácil... “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Co. 13:7).
            Como sabiamente já disseram: amar é uma decisão.
            Uma decisão de sofrer... Por isso, quando vierem as tribulações, as dificuldades da vida, os problemas no trabalho, em casa, com a família... a ansiedade, o medo, a pressão, o estresse e a vontade de desistir... Persevere! Sabemos que o sofrimento não é nada agradável, mas sejamos como o salmista que disse: “Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos” (Sl. 119:71). As aflições valem totalmente a pena pela aprendizagem que nos proporcionam... E fica muito mais fácil passar por elas com isso em mente. Se quisermos que Deus nos use em uma área, precisaremos ter uma patente, uma autoridade, naquela área; e é por isso que muitas vezes passamos por lutas, para, depois de vencer a batalha, recebermos as patentes e então podermos ser efetivos nessa área, ajudando aqueles que ainda estão passando pelo processo. E, mesmo nos sofrimentos, a soberania de Deus nos garante que até as piores situações podem ser usadas para atingir o melhor de Deus para as nossas vidas (Se quiser ler mais sobre isso, recomendo: Doce e Amarga Providência, John Piper, e Sem Medo de Viver, Max Lucado).
            Decisão de crer e esperar... Em meio às lutas, creia nessa soberania e espere pacientemente (Hb. 6:15) pela mão do Senhor. Sei que esperar já é difícil, quanto mais pacientemente, rsrs... Mas, quanto mais tentarmos, mais perto estaremos de alcançar esse objetivo, certo?! J
            Decisão de suportar... Quando você ama com o verdadeiro amor, tem que estar disposto a ser visto como bobo, besta, aquele em quem todo mundo passa a perna, mas sabendo que essa não é a verdade. Olhando para a obra de Cristo na cruz, alguém poderia dizer que ele foi bobo em morrer pela humanidade – a única responsável por Sua própria morte. Já pensou morrer por amor a quem está matando você? Só o Amor faria isso... Então, amemos e suportemos tudo, “corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus” (Hb. 12:1-2). Ele suportou tudo por saber que seríamos resgatados para ser uma família de muitos filhos para a glória do Papai, pois para isso fomos criados. Ele já se via como nosso irmão mais velho, disposto a morrer pelo resgate dos mais novos. Ele nos amou primeiro (1 Jo. 4:19)...  
            “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!” O amor sempre coloca os outros em primeiro lugar, ele “é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade... o amor nunca falha” (1 Co. 13:8).
            Paulo, antes de falar do amor em 1 Coríntios 13, está falando sobre os dons e as funções dentro do Corpo de Cristo em 1 Coríntios 12. Porém, partindo disso, ele começa a descrever o amor com a seguinte afirmação: “Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente” (1 Co. 12:31); nos fazendo entender que o amor está acima de tudo. Ideia esta confirmada em todo o texto de 1 Co. 13 que diz que, sem o amor, nós nada seríamos (v. 2) e tudo o que fizéssemos de nada valeria (v.3).
            Ah, o amor... Tomemos a decisão de amar verdadeiramente, e, por consequência, ser como Ele é. Não poderíamos gastar nossa vida fazendo nada mais digno... mais excelente!

                                   Jesus... O Amor... O Caminho mais excelente!


domingo, 21 de novembro de 2010

Detalhes

Acordei e disse sorrindo na frente do espelho: “É, querida, 23 anos. E vamo que vamo!”.
Esse 18 de novembro foi diferente dos outros...
O dia foi na verdade aparentemente normal, mas havia alguma coisa no ar... no meu ar...
Parecia que Deus havia derramado Sua graça como um perfume ao meu redor e, aonde quer que eu fosse, ele iria também. Tá, isso aqui não é pra ser um “papo-crente”... são  apenas as palavras de uma filha deslumbrada por Seu Pai celestial... Ele é mesmo perfeito em tudo o que faz... sabe tocar meu coração como ninguém...
Os detalhes... sim, os detalhes... Ao pensar no dia 18, percebi que foi um dia de sol... eu amo o sol, simplesmente amo seu brilho... amo olhar pro céu!! Não pude olhar o sol se pondo, mas pude observar seus reflexos de uma janela... estava lindo... como sempre! À noite, porém, lá estava ela... a lua... cheia, eu acho... rsrs... Tava muito linda... O céu estava estrelado... tava daquele jeito... Ele é mesmo lindo demais!!
Nesse dia, senti vontade de escrever... escrever pra Ele, porque Ele merece... Ele é digno, essa é a palavra certa.
Acredito que esse foi um dos talentos que Ele me deu, e por que não honrá-Lo com ele neste dia de comemoração?
Deus é lindo, não é?! E como é paciente e amoroso e carinhoso e fiel e perfeito e tudo de bom, rsrs...
Quero, hoje, engrandecer Àquele que criou a mim e a cada um que está aqui... que nos fez com um propósito especial e que deseja ter um profundo e verdadeiro relacionamento conosco. Relacionamento este baseado no amor que homem nenhum pode nos tirar, nem o tempo nos fazer esquecer, nem os rios afogar... Esse Perfeito Amor que é a razão em si, é a vida em tudo e em todos, é o impulso que faz girar o planeta, é a gravidade que mantém os planetas em órbita, é a força que tudo sustenta, é o começo e o fim!
Que este seja um dia para lembrarmos o quanto Ele nos ama e o quanto anseia nos usar para a Sua glória.
Senhor, Te entrego minha vida, meus dons e habilidades, meus sonhos... pra cumprir aquilo que está no Teu coração pra mim.
Quanto a mim, “com o coração vibrando de boas palavras recito meus versos em honra ao Rei; seja a minha língua como a pena de um hábil escritor” (Sl. 45:1).

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O amor...

          O amor é citado inúmeras vezes na Palavra, se relacionando a amizade, casamento, temor a Deus, obediência, sacrifício, paternidade, etc. Logo, o amor está em tudo, ele envolve todas as áreas da vida.
            Mas o que é o amor?
            Tem uma música da Vineyard (Isn’t this the way You are) que fala que “eu nunca vou conhecer os limites do Teu amor... Quem pode medir o Teu amor?”. Nossa! Isso é tão verdade. O amor é uma coisa que me instiga, me fascina... alguém morrer por mim, quando eu não ligava pra Ele... Quando eu trago essa ideia para os meus relacionamentos hoje e rapidamente penso em morrer por alguém que não se importa nem um pouco comigo, que, quando eu tento conversar, me esnoba, eu penso: “Isso é loucura! É demais pra mim!”.
            Essa mesma música diz: “o Teu amor é sempre um mistério”. O bom dos mistérios, ainda mais pra quem tem uma veia investigativa como eu (rsrs...), é que você está sempre querendo desvendá-lo, sempre cogitando a possibilidade de chegar a uma conclusão. No caso do amor, é uma forma de nos mantermos sempre buscando a Deus. Aha! Ele é muito espertinho, né?! uashuahsua... Mas, nesse caso, não se trata de esperteza, trata-se de... AMOR. Ele nos ama tanto que não suporta o fato de não conhecermos e desfrutarmos do Seu amor.
            Amor, amor, amor... Não dá pra cansar de Te procurar...
            E tem mais. Não somos apenas nós quem O buscamos... Ele nos cerca por trás e por diante... (Sl. 139:5) Deus tá dando mole forte, rsrs... Ele quer nos atrair... e também quer ser atraído. A Palavra diz: “Para onde eu poderia fugir da Tua presença” (Sl. 139:7). Deus não abre mão da gente... e nossa vida não passa de um sopro... não somos nada. Dá pra entender?    
            Mas Deus é assim... Deus é amor!

                           Então, vamos à busca!




             P.S. Só mais uma coisinha que acabei de entender: Cristo é Deus. Deus é amor. Logo, Cristo é amor. E Cristo é tudo em todos (Cl. 3:11), então o amor é tudo em todos.
Ma-ra-vi-lho-so!! Isso foi só pra instigá-los, rsrs...

sábado, 2 de outubro de 2010

Conclusão...

Essa semana cheguei a uma forte e triste conclusão: eu não sou tão legal quanto eu pensava. Parece até piada, né?! E dá até pra rir... ahusasaushua... Mas é a verdade. Há uns dias percebi que o orgulho ainda é um castelo dentro de mim, e não só uma casinha de caseiro como eu pensava. Sabe aquela piadinha gospel: “Eu me orgulho da minha humildade”?! Pois é, pensando na vida, descobri que eu, muitas vezes, me orgulho da minha “humildade”. Sempre me achei uma pessoa muito legal, muito graciosa, muito fácil de lidar... E isso pode até ser verdade de certa forma, mas eu acabei focando só nos aspectos bons e me esquecendo de trabalhar os ruins... que às vezes eu sei ser grossa, insensível, chata, irritante e este texto continua, rsrs... Glorifico a Deus por meus familiares e amigos que sempre me aguentaram apesar disso, hihihih... Glorifico também por alguns novos amigos que têm me ajudado a ver essas coisas e consequentemente me ajudado a ser uma pessoa melhor... Thanks a lot! ;D
Decidi escrever sobre isso por acreditar no corpo de Cristo e por crer que os membros estão aí para ajudar e suportar (no sentido de dar suporte, rsrs...) uns aos outros mesmo. Acredito nessa igreja onde há um livre mover do Espírito e com isso um livre mover de confessar pecados e com isso uma tremenda manifestação da presença do Pai.
Espero que isso, de verdade, nos encoraje a morrer mais pra nós mesmos (A COMEÇAR DE MIM), a nos preocuparmos menos com o que vão pensar de nós e mais com o que o Papai pensa... Que agradar Seu coração seja sempre o alvo da nossa vida!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

“Convite aos Sedentos”

            Quem gosta de ficar com sede? Acredito que ninguém goste. Há aqueles que suportam bem a sede, mas ignorar um fato não anula a sua existência. A sede e a fome demonstram que o nosso corpo está em falta de alguns elementos importantes. Como disse, podemos ignorar esse fato, mas até quando? Nosso corpo não resistirá por muito tempo.

            Assim como nosso corpo, nossa alma tem sede... sede do Deus vivo. O Salmo 42:1-2 diz: “Como a corça procura ansiosamente um riacho, assim eu Te procuro e desejo, ó Deus. Sinto sede de Deus, do Deus vivo; quando será que poderei estar de novo na sua presença?”.
            A esse clamor, da nossa alma por Deus, Ele responde com Isaías 55. A resposta está ali, mas por que não matamos nossa sede?
            Porque investimos nosso tempo e dinheiro naquilo que não satisfaz (“Por que vocês vivem "gastando seu dinheiro, se esforçando à toa para comprar coisas que não matam a fome?” - vers. 2a).
            Mas, se ouvirmos ao Senhor, à Sua Palavra, aí sim comeremos o que é bom e a nossa alma se deliciará com a mais fina refeição (“Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição.” – vers. 2b).
            A água é fundamental para que o nosso corpo viva. Se ouvirmos a voz de Deus, a nossa alma viverá! “Deem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva” (Is. 55:3). O versículo 6 também diz: “Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto”. Vamos matar a nossa sede enquanto é tempo.
            Mas como buscar o Senhor para matarmos nossa sede?
            A resposta está no versículo 7 (“Os pecadores devem abandonar seus maus caminhos; devem deixar de lado seus maus pensamentos. Todos devem se voltar para Deus, arrependidos!”) - ARREPENDIMENTO! E assim o Senhor nos acolherá com Seu grande perdão e satisfará a nossa alma mesmo em lugares secos, como diz em Is. 58:11, “Eu, o SENHOR, sempre os guiarei; até mesmo no deserto, eu lhes darei de comer e farei com que fiquem sãos e fortes. Vocês serão como um jardim bem regado, como uma fonte de onde não para de correr água”.
            Deus sabe exatamente como nos atrair para Ele, como nos satisfazer. Seus caminhos e pensamentos são muito maiores que os nossos (Is. 55:8-9).
            A Palavra de Deus sempre é lançada com um objetivo. Ela sempre produzirá o fruto que o Pai deseja. Cabe a nós escolhermos nos deleitar na Palavra e receber a porção que ela carrega, pela qual foi lançada, e nos satisfazermos nela.
            Romanos 12:1-2 diz: “E assim, queridos irmãos, eu apelo que vocês deem seus corpos a Deus (Entrega). Que eles sejam um sacrifício vivo, santo - o tipo de sacrifício que Ele pode aceitar. Quando vocês pensam naquilo que Ele fez por vocês, isto será pedir muita coisa? Não imitem a conduta e os costumes deste mundo, mas seja, cada um, uma pessoa nova e diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa (Se arrepender dos maus caminhos e buscar a Deus, se renovando pela Palavra). E assim vocês aprenderão de experiência própria, como os caminhos de Deus realmente satisfazem a vocês”.
            Sem mais palavras... rsrs...

P.S.: Mas o mais legal é que pude experimentar isso enquanto recebia essa palavra. GLÓRIA A DEUS!! “Este milagre trará glória ao nome do Senhor, e será uma lembrança eterna do poder e amor de Deus.” (Is. 55:13).

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Eu sabia que tinha alguma coisa... hihihi...

 Sempre fui fascinada pelo céu. Um bom pôr do sol ou um belo amanhecer sempre me encantaram, emudeceram , tiraram meu fôlego... Mesmo ao apreciar uma simples retratação disso na tela de um computador, o efeito era similar. Nunca havia entendido tal coisa... até hoje!
Lendo o Salmo 19 (mais uma vez, hehehe...), descobri finalmente: "Os céus falam da glória de Deus e anunciam o que Ele tem feito! Um dia fala dessa glória ao dia seguinte, e uma noite repete isso à outra noite. Não há discurso nem palavras, e não se ouve nenhum som. No entanto, a voz do céu se espalha pelo mundo inteiro, e as suas palavras alcançam a terra toda." (v. 1-4 - Linguagem de Hoje).
Os céus declaram, dia e noite, a glória de Deus e a grandeza de tudo aquilo que Ele tem feito em todo o mundo e por todo mundo, de uma maneira tão esplêndida, fascinante e única que, mesmo sem palavras, todos, no mundo inteiro podem entender.
Os céus testemunham de Deus em toda a Terra. Que assim sejamos nós também! ;D






P.S.: Preciso compartilhar que, nesse dia, fui pro tempo de oração meio que só para "cumprir tabela", sabe?! Mas o Senhor veio e me surpreendeu grandão (mais uma vez!! :D)!! E eu simplesmente AMOOO quando Ele faz isso!! Muito obrigada, Senhor, pelo Teu amor que supera de forma infinita a minha falta de vergonha! rsrs...

segunda-feira, 22 de março de 2010

Relacionamentos

Alguém já disse que existe um vazio dentro do homem que é do tamanho de Deus, acho isso lindo e concordo. Na verdade, ouso acrescentar que Deus criou formas de nos preencher; identifiquei-as nos diferentes tipos de relacionamentos. Deixe-me explicar melhor.
Os diversos tipos de relacionamentos que temos são as formas como Deus deseja nos demonstrar o Seu amor. Às vezes, nós necessitamos de uma presença materna ou paterna (e vamos combinar que isso é bem freqüente, principalmente nos primeiros anos de nossa vida). Deus poderia cuidar de nós mesmo sendo um espírito, mas havendo Ele nos dado um corpo, Ele resolveu nos dar pais com corpos naturais também. Mas por que não só um casal então? Já que Deus é “só um”? Porque, ao nos dar pais quase que individuais (e não um para o mundo todo), Ele demonstrou o tipo de relacionamento íntimo que quer ter com cada um de nós, e como Ele cuida e ama cada um como se fosse seu único filho. Não dá pra explicar, muito menos pra entender com a mente, mas sei que no espírito nós podemos entender isso muito bem. Ao se mostrar como pais, Ele demonstrou seu carinho, cuidado e amor de uma determinada maneira, bem especial, própria dos pais.
Mas, ás vezes, desejamos o consolo ou a risada de um amigo. Alguém que nos ama por quem nós somos e não está ali pra nos fazer ser responsáveis e dedicados, mas apenas querem se divertir conosco. Nesse caso, o Senhor também poderia nos satisfazer como um espírito, mas nos deu amigos humanos por meio de quem podemos sentir Seu abraço, compreensão e receber Sua força.
Outras vezes, sentimos falta do nosso Amado, do Amado das nossas almas. Ele é tão lindo! Tão glorioso! Tão perfeito! Mais uma vez, Ele poderia nos satisfazer diretamente, porém resolveu nos mostrar, por meio dos cônjuges, o que significa se render ao amor com alguém, se doar, amar, mas também ser amado, aceito, ajudado. Ele resolveu nos mostrar na pele essa troca, essa reciprocidade, essa aliança eterna que Ele tem conosco. Isso que homem nenhum pode separar, nem o tempo fazer esquecer, nem os rios afogar, esse Perfeito Amor que é a razão em si, é a vida em tudo e em todos, é o impulso que faz girar o planeta, é a gravidade que mantém os planetas em órbita, é a força que tudo sustenta, é o começo e o fim!
E é por isso que o diabo investe tanto em destruir os relacionamentos, pois cada vez que um pai ou uma mãe é severo demais ou ausente, essa imagem é transferida para Deus. E cada vez que um amigo falha com a gente, essa ideia é transferida para Deus. E cada vez que um cônjuge engana ou trai o seu companheiro(a), isso se transfere para Deus.
E assim, nessa arrebentação de relacionamentos, quem sai queimado mesmo é Deus, que nos criou para desfrutarmos de tudo de melhor que esses relacionamentos podem nos dar, mas nós, muitas vezes, simplesmente sucumbimos aos enganos de Satanás.
Como Deus é lindo e cuidadoso! Como sua ideia foi maravilhosa! Que nós consigamos ver os relacionamentos como presentes de Deus, meios maravilhosos e criativos que Deus criou para demonstrar tudo o que Ele sente por nós, como nos ama e se importa conosco. Que não venhamos a nos esquecer disso e que não caiamos mais nos enganos do inimigo. Que estejamos armados para o bem, dispostos a lutar por nossos relacionamentos, para descobrirmos no fim a plenitude desse amor que move todas as coisas; e que entendamos que cada pessoa que Deus usa é um presente para nós. E sabe como é, presente de pessoa querida é querido também! Hihihih...

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Pra quê ter medo?


Eu tava pensando em como o medo tem me prendido em tantas áreas da minha vida por tanto tempo. Acho que o Senhor já me deu muita vitória nesse aspecto, mas muitas vezes ainda me sinto barrada pelo medo. Recentemente, descobri dois cálculos no meu rim direito. São simplesmente duas pedrinhas dentro de mim, rsrs... O fato é que elas são grandinhas e vou precisar fazer um procedimento a laser para quebrar essas coisinhas para que elas saiam sem fazer estrago. Quando soube disso, não posso negar, fiquei com medo, medo mesmo e tenho lutado contra ele. Uma das pedras tem 1 cm, já pensou? Só tenho orado para ela não tente sair, porque isso não seria nada legal, rsrs... Mas o Senhor, como sempre, tem sido fiel e tem me guardado; me guardou até agora não deixando a pedra “tentar sair” e sei que vai continuar me guardando. Sabe quando você tem um problema iminente, que pode vir à tona a qualquer momento, e o seu coração luta pra ficar em paz? A gente sente como se a qualquer hora tudo fosse dar errado (pelo menos, é como me sinto às vezes). Mas, em meio a esse pequeno caos emocional, eu tenho visto o Senhor abrir meus olhos pra ver Sua fidelidade e amor, e começado a me perguntar: “Pra quê ter medo?”. A verdade é que, por pior que seja, isso vai logo, logo passar, e vai se tornar apenas uma lembrança e provavelmente uma boa experiência de crescimento.
Ah, gostaria de acrescentar que, como alguns sabem, nos meus planos, era pra eu estar nos EUA agora, servindo numa escola lá. Quando vi que não poderia ir, fiquei triste e sem rumo, pois não havia feito um plano B. Mas quando descobri essas pedras, vi o cuidado de Deus e como as coisas realmente estão sob o Seu controle. Já tenho um convite para ir servir em outra nação, ainda estou orando, mas quem sabe?!

O que quero deixar registrado hoje é: Não tenhamos medo de nada! O Deus do Universo, o Senhor Criador, é o nosso Deus! Nada escapa do Seu controle! O Seu Amor nos protegerá e Ele cumprirá os Seus propósitos para conosco!

É isso, galera! Amo vcs!

déia